Suzuki V-Strom 650

Suzuki V-Strom 650

Você está procurando uma moto que seja capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno, seja na cidade ou na estrada? Que tenha um bom desempenho, conforto e segurança? Que seja econômica e durável? Então, você precisa conhecer a Suzuki V-Strom 650, uma moto que reúne todas essas qualidades e muito mais. Neste artigo, você vai saber tudo sobre essa moto, sua história, suas características, seus benefícios e suas dicas de como escolher a melhor opção para você.

A origem da Suzuki V-Strom 650

A Suzuki V-Strom 650 é uma moto que pertence à categoria das big trail, ou seja, motos que são projetadas para rodar tanto no asfalto quanto na terra, com pneus mistos, suspensão elevada e posição de pilotagem ereta. O nome V-Strom vem da combinação das palavras “V”, que se refere ao formato do motor em V, e “Strom”, que significa “corrente” ou “fluxo” em alemão, sugerindo a ideia de potência e movimento.

A Suzuki V-Strom 650 foi lançada em 2004, como uma versão menor e mais acessível da Suzuki V-Strom 1000, que havia sido lançada em 2002. A ideia era oferecer uma moto que fosse mais leve, ágil e econômica, mas que mantivesse a mesma proposta de versatilidade e aventura. Desde então, a Suzuki V-Strom 650 se tornou uma das motos mais populares e vendidas da marca, recebendo várias atualizações e melhorias ao longo dos anos.

As características da Suzuki V-Strom 650

A Suzuki V-Strom 650 é uma moto que se destaca por suas características técnicas, que garantem um ótimo desempenho em qualquer situação. Veja algumas delas:

  • Motor: a Suzuki V-Strom 650 possui um motor bicilíndrico em V, de 645 cc, com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Esse motor é capaz de gerar uma potência máxima de 71 cv a 8.800 rpm e um torque máximo de 6,32 kgf.m a 6.500 rpm. Além disso, ele tem um baixo consumo de combustível, de cerca de 21 km/l, e uma baixa emissão de poluentes, atendendo às normas Euro 4.
  • Câmbio: a Suzuki V-Strom 650 possui um câmbio de seis marchas, com transmissão final por corrente. Esse câmbio é suave e preciso, permitindo uma troca rápida e eficiente de velocidades. Além disso, ele conta com um sistema de embreagem assistida e deslizante, que reduz o esforço no manete e evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas.
  • Freios: a Suzuki V-Strom 650 possui freios a disco nas duas rodas, com sistema ABS (antitravamento) de série. Os discos dianteiros são duplos, de 310 mm, com pinças de dois pistões. O disco traseiro é simples, de 260 mm, com pinça de um pistão. Esses freios oferecem uma boa capacidade de frenagem, com segurança e controle.
  • Suspensão: a Suzuki V-Strom 650 possui suspensão telescópica na dianteira, com 150 mm de curso, e suspensão monoamortecida na traseira, com 160 mm de curso. Essa suspensão é ajustável, permitindo adaptar a moto às diferentes condições de terreno e de carga. Ela também proporciona um bom conforto e estabilidade, absorvendo as irregularidades do solo.
  • Pneus: a Suzuki V-Strom 650 possui pneus de uso misto, que são adequados para rodar tanto no asfalto quanto na terra. Os pneus dianteiros são de 110/80 R19 e os pneus traseiros são de 150/70 R17. Esses pneus têm uma boa aderência e resistência, garantindo uma boa tração e durabilidade.

Os benefícios da Suzuki V-Strom 650

A Suzuki V-Strom 650 é uma moto que oferece vários benefícios para os seus usuários. Veja alguns deles:

  • Versatilidade: a Suzuki V-Strom 650 é uma moto que pode ser usada para diversos fins, seja para o trabalho, o lazer ou a aventura. Ela é capaz de rodar em diferentes tipos de terreno, com facilidade e segurança. Ela também tem um bom espaço para bagagem, com um bagageiro traseiro e a possibilidade de instalar baús laterais e top case. Além disso, ela tem um bom desempenho em diferentes faixas de velocidade, sendo ideal para viagens curtas ou longas.
  • Confiabilidade: a Suzuki V-Strom 650 é uma moto que tem uma boa reputação de qualidade e durabilidade. Ela é fabricada com materiais e componentes de primeira linha, que garantem uma boa resistência e um baixo índice de defeitos. Ela também tem uma boa assistência técnica e uma ampla rede de concessionárias, que facilitam a manutenção e o atendimento ao cliente.
  • Custo-benefício: a Suzuki V-Strom 650 é uma moto que tem um bom custo-benefício, se comparada com outras motos da mesma categoria. Ela tem um preço acessível, de cerca de R$ 40.000,00, e um baixo custo de operação, devido ao seu baixo consumo de combustível e à sua baixa necessidade de manutenção. Ela também tem uma boa valorização no mercado de usados, o que facilita a sua revenda.

As opções de Suzuki V-Strom 650 no mercado

Se você se interessou pela Suzuki V-Strom 650, saiba que existem duas opções disponíveis no mercado, que se diferenciam por alguns detalhes. São elas:

  • Suzuki V-Strom 650 XT: é a versão mais completa e aventureira da moto, que vem com alguns acessórios extras, como protetor de motor, protetor de mãos, cavalete central e rodas raiadas. Essa versão também tem uma maior variedade de cores, podendo ser encontrada nas cores amarela, azul, branca e preta.
  • Suzuki V-Strom 650 ABS: é a versão mais básica e urbana da moto, que vem sem os acessórios da versão XT, mas com o mesmo conjunto mecânico e eletrônico. Essa versão tem uma menor variedade de cores, podendo ser encontrada apenas nas cores branca e preta.

As dúvidas comuns sobre a Suzuki V-Strom 650

Apesar de todos os benefícios, muitas pessoas ainda têm dúvidas e receios sobre a Suzuki V-Strom 650. Veja algumas das perguntas mais frequentes e as suas respostas:

  • A Suzuki V-Strom 650 é confortável?: sim, a Suzuki V-Strom 650 é confortável, tanto para o piloto quanto para o garupa. Ela tem uma posição de pilotagem ereta e relaxada, que não cansa nem força a coluna. Ela também tem um banco largo e macio, que acomoda bem os ocupantes. Ela também tem um bom espaço para as pernas e os pés, que não ficam apertados nem esquentam. Além disso, ela tem um bom para-brisa, que protege do vento e da chuva.
  • A Suzuki V-Strom 650 é fácil de pilotar?: sim, a Suzuki V-Strom 650 é fácil de pilotar, mesmo para os iniciantes ou os menos experientes. Ela tem um peso relativamente baixo, de 213 kg, e um centro de gravidade baixo, que facilitam o equilíbrio e a manobrabilidade. Ela também tem uma altura do assento razoável, de 835 mm, que permite apoiar os pés no chão com facilidade. Além disso, ela tem um bom conjunto eletrônico, que auxilia na condução, como o ABS, o controle de tração e o seletor de modos de potência.
  • A Suzuki V-Strom 650 é bonita?: sim, a Suzuki V-Strom 650 é bonita, mas isso é uma questão de gosto pessoal. Ela tem um design moderno e robusto, que remete à sua proposta de versatilidade e aventura. Ela também tem um bom acabamento, com detalhes em cromado e em plástico. Ela também tem uma boa variedade de cores, que podem agradar aos diferentes gostos.

    Conclusão

    A Suzuki V-Strom 650 é uma moto que vale a pena conhecer e experimentar, se você está procurando uma moto que seja versátil, confiável e econômica. Ela é uma moto que se adapta a qualquer tipo de terreno, que tem um bom desempenho, conforto e segurança, e que tem um bom custo-benefício. Além disso, ela é uma moto que tem um design bonito e moderno, que chama a atenção por onde passa.

Rolar para cima